Método, economia e eficiência nos estudos
1.1 - Método, economia e eficiência nos Estudos
Quem acaba de ingressar numa faculdade precisa ser informado sobre a maneira de tirar proveito do curso que vai fazer.
No curso médio, o estudante deve estar na sala de aula no horário exato e não pode ausentar-se antes da saída do professor. Já nos cursos universitários quem não chega a tempo pode assistir as aulas seguintes, ou ausentar-se antes do término da última aula. No curso médio os alunos andam uniformizados, não podem fumar, as classes são bastante homogêneas, já no curso superior nada disso acontece.
Como as classes do curso superior são de formação heterogênea os programas não apresentam dificuldades iguais para todos.
Quem acaba de entrar para a faculdade percebe que muita coisa mudou, especialmente na responsabilidade, na auto disciplina e na maneira de conduzir sua vida de estudos.
Muitos calouros confessam que aprenderam muita coisa, mas que nunca aprenderam a estudar, isto é, nunca aprenderam a aprender. Quem reconhece a própria carência já deu o passo mais importante para se dispor a tomar o remédio adequado.
Fazer um curso superior não é ouvir aulas para conseguir adivinhar testes, mas instrumentar-se para o trabalho científico.
O aluno que fizer isso terá realizado um bom curso superior e quando estiver a frente de novos problemas será capaz de fazer uma pesquisa séria e profunda.
Existe uma curiosidade sobre o método de estudar e aprender muito. Porem não se verifica o mesmo interesse em adotar e pôr em prática esses métodos.
Não será fácil pô-lo em prática com perseverança. Pondo em prática facilitara a assimilação e a retenção, desenvolverá a capacidade de análise e o poder de síntese, exercitara a mente.
1.2 - Tempo para Estudar
O primeiro passo é a organização da vida de maneira a abrir espaços para o estudo e planejar o melhor aproveitamento do tempo.
1.3 - Para descobrir o tempo
Consiste em tomar uma folha de papel, anotar diversos dias da