Ruido
Uma das formas de obtenção de energia que vem sendo usada por muitos países é a energia nuclear. Nas usinas nucleares ocorre o processo conhecido como fissão nuclear, situação em que um nêutron se choca com um átomo (ex.: urânio 235), com liberação de 2 ou 3 nêutrons que vão atuar sobre outros átomos, ocasionando as reações em cadeia e liberação de grande quantidade de energia.
A energia nuclear é uma das alternativas energéticas disponíveis no mundo. Muito se discute a respeito da implementação de centrais energéticas que usem como matéria-prima elementos químicos, como por exemplo urânio.
A energia nuclear apresenta diversas possibilidades de utilização, mas também grandes riscos. Dessa forma, é importante avaliar-se as vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.
Vantagens da energia nuclear * Não libera gases estufa; * Exigência de pequena área para construção da usina; * Grande disponibilidade do combustível; * Pequeno risco no transporte do combustível; * Pequena quantidade de resíduos; * Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)
Desvantagens da energia nuclear * O lixo nuclear radiotivo deve ser armazenado em locais seguros e isolados; * Mais cara, quando comparada a outras formas; * Risco de acidentes nucleares (Exemplo acidente de Chernobyl); * Problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores.
O Brasil vem investindo nesse campo, tendo como principal intuito tornar-se auto-suficiente na produção do combustível acionador de usinas nucleares, buscando abastecer o mercado interno atual e futuro.
A Energia Nuclear sem dúvida pode trazer diversos benefícios à humanidade, mas deve ser analisada com cuidado a hipótese de riscos a vida humana e ao meio