Ruido
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
análise ergonômica do trabalho - ruído
SÃO PAULO
2014
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL SÃO MATEUS
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL SÃO MATEUS
ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - RUÍDO
Trabalho elaborado para menção de nota referente ao componente curricular de Análise Ergonômica no Trabalho do Curso de Segurança do Trabalho, Nível Técnico, da Escola Técnica Estadual São Mateus, SP.
Orientador: Prof. Higor
SÃO PAULO
2014
“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”
Albert Einstein
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O emprego de condutas modernas e seguras vem sendo recomendado para as práticas de higiene ocupacional, principalmente por recomendações de organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde e a Organização Internacional do Trabalho. A formulação dessas condutas requer, por parte de quem se incumbe de sua elaboração e aplicação, um elevado grau de domínio sobre os riscos químicos, físicos e biológicos. Esse trabalho tem por objetivo fornecer informação técnica para quem necessita conhecer e reconhecer os riscos do ruído no exercício do trabalho.
1.1 Ruído
Conceito
Os sons desagradáveis, indesejáveis, ou aqueles que causam alguma sensação de desconforto são denominados ruídos. Essa interpretação de som indesejável é uma sensação subjetiva, portanto, um som agradável para um, pode gerar incômodo para outro. Porém, para especialistas da saúde e da segurança do trabalho, o ruído é classificado como um agente físico que causa danos à saúde e à capacidade auditiva dos seres humanos. Neste caso, mesmo sons agradáveis, porém com volume elevado, devem ser considerados ruídos. O incômodo ou o dano causado pelo ruído depende de suas características físicas (amplitude e