Rui barbosa
PROJETO FORMATIVO ESPECÍFICO
PARA ESPOSTAS VOCACIONAIS ADULTAS
† EURICO DOS SANTOS VELOSO
APRESENTAÇÃO
Após ter feito um texto “mártir” e enviado a alguns Bispos e Padres Formadores, colhido deles as devidas anotações, correções, acréscimos, cortes e sugestões, apresento agora um texto a colocar em prática e mesmo assim, a título de experiência, uma vez que ainda estamos no campo da teoria, da experimentação. Quanto à parte de formação como tal, julgo satisfatória. Porém, como muita coisa depende do candidato, do formando, do seu relacionamento com o conteúdo formativo, é necessário os devidos cuidados para não desviar a rota proposta, o fim desejado e o resultado esperado. Com Maria, a formadora do seu filho Jesus, vamos caminhando. Que ela nos ajude a aprender d’ele tudo o que for necessário para o anúncio de seu Reino. Demos graças a Deus que nos possibilitou fazer esse projeto visando uma colaboração maior com nossa Igreja Particular de Juiz de Fora, com esse instrumento de formação presbiteral, que agora entrego à Equipe de Formação do nosso Seminário.
Juiz de Fora, 13 de junho de 2006
Festa de Santo Antônio.
Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora – MG.
Projeto Formativo Específico para respostas vocacionais adultas
“Projeto Emaús”
1. IMPORTÂNCIA DO SEMINÁRIO “Entre todas as instituições diocesanas, o Bispo deve considerar como primeiríssima o Seminário e faça dele o objeto dos mais intensos e assíduos cuidados do seu ofício pastoral, porque dos Seminários dependem em grande parte a continuidade e a fecundidade do ministério Sacerdotal na Igreja”. (PASTORES GREGIS, nº 48).
2. FORMAÇÃO PRESBITERAL 2.1. Cada Diocese deve providenciar um projeto adequado e organizado tendo em vista a formação presbiteral. (Doc. 55 da CNBB, nº 45). O objetivo principal é a formação do Homem Presbítero e do Homem de Deus, Presbítero da Igreja Mistério de Comunhão e