Rugosidade
Curso Técnico de Mecânica Automotiva
Desenho Técnico
Turma: TMA.AN1
Alunos: João Guilherme / Maria Vitoria / Rodrigo França / Thiago Severino
Rugosidade
Heberton pascoal
Recife
2014
SUMÁRIO
RUGOSIDADE DAS SUPERFÍCIES
Todas as superfícies de componentes mecânicos, são fabricadas com adequação ao tipo de função que virão exercer. O conjunto de irregularidades, que são as pequenas saliências e reentrâncias, vulgarmente chamadas de picos, são denominadas de rugosidade. Tais irregularidades podem ser avaliadas mediante a utilização de um aparelho eletrônico específico, denominado de “rugosimetro”.
A rugosidade exerce uma função importante no modo em que os componentes mecânicos se comportam. Influindo na qualidade do deslizamento, resistência ao desgaste, qualidade de aderência, vedação, resistência à corrosão, na aparência entre outros fatores.
Toda rugosidade tem orientação e grau de irregularidade, podendo tais fatores ser causados por imperfeições nos mecanismos de maquinas ou ferramentas, vibrações do sistema, desgastes das ferramentas, ou até mesmo pelo próprio método de conformação da peça.
Demonstração de rugosidade nos desenhos técnicos
O símbolo fundamental que indica a rugosidade de uma superfície é constituído por duas linhas de comprimento desigual, que formam entre si e em relação a superfície, ângulos de 60°, como representada a seguir:
Quando é exigida a remoção de material para obter resultado de superfície previsto, representa-se o mesmo símbolo, com um traço adicional. Porém, quando não se é permitida a remoção de material, representa-se com um circulo entre as duas linhas:
Remoção exigida Remoção proibida.
Rugosímetro
O rugosímetro é a ferramenta que mede e avalia irregularidades micrométricas de uma superfície. Sua precisão pode chegar ao milésimo de um mícron. Constituído pelo: probe (parte que fica em contato