rubidio
O nome rubídio (proveniente da palavra latina “rubidus” que significa vermelho escuro, ou vermelho rubi. O rubídio é um elemento químico representado pelo símbolo Rb, sendo seu número atômico 37. Ele pertence ao grupo dos metais alcalinos, apresenta se em condições normais de temperatura pressão como sólido, tem de textura macia de cor branco-prateada e brilhante.
Seu ponto de fusão é menos do que 40°C, em um dia quente o rubídio é encontrado em estado liquido. O rubídio é um dos elementos mais eletropositivos de toda a tabela periódica, portanto muito reativo quando misturado a solução aquosa e exposto ao ar reage violentamente.
O rubídio foi descoberto em 1861 em Heidelberg, na Alemanha, por Robert Bunsen e Gustav Kirchoff. Estes cientistas descobriram esse elemento através de um mineral, a lepidolita. Somente em 1928 foi preparada uma amostra de rubídio puro pelo químico Louis Hackspill.
O rubídio foi um dos primeiros elementos para os quais se obteve um Condensado de Bose-Einstein, um estado da matéria em que todos os átomos de uma dada substância estão no mesmo estado quântico, e que pode ser obtido unicamente para átomos em que a soma do número de partículas é par. Este novo estado da matéria foi obtido com átomos de rubídio por Cornell e Wieman em 1995. Estes cientistas receberam o Prémio Nobel por este trabalho em 2001. Também em 1995 outros cientistas tinham obtido um Condensado de Bose-Einstein com átomos de sódio.
O rubídio é mais abundante na natureza do que o que era suposto há alguns anos atrás. Atualmente, o rubídio é considerado o 16º elemento mais abundante na crosta terrestre. Não são conhecidos minerais de rubídio, mas ele está presente num grande número de minerais contendo outros metais alcalinos.
Pode-se encontrar rubídio através da salmoura dos lagos rico em sais de potássio. A produção de rubídio destina-se quase exclusivamente a fins de investigação em laboratório, devido ao seu preço muito alto, mais do que o ouro e a