ruben
O esqueleto é um conjunto de ossos e cartilagens que formam o arcabouço do corpo. É interno e denominado endoesqueleto.
Podemos estudar este esqueleto estando ele articulado ou desarticulado. Quando nos referimos ao esqueleto articulado, estamos compreendendo ossos e cartilagfens, enquanto que desarticulado se refere somente a ossos soltos.
Suas principais funções são: Proteção, sustentação, conformação, armazenamento de íons de cálcio e fósforo, sistema de alavancas que permitem os movimentos.
Proteção – Os ossos constituem armaduras que protegem órgãos com função importantes como o cérebro, coração, pulmão entre outros.
Sustentação e conformação – Alem de proporcionarem a sustentação do corpo os osso nos permitem possuir uma morfologia que nos difere das demais espécies e nos torna semelhante entre si.
Armazenamento de Íons de cálcio e fósforo – Os ossos são formados em parte por sais minerais, como íons de cálcio e fósforo; especialmente no que se refere á parte compacta do osso, o tecido ósseo compacto. Esses sais são armazenados nesta matriz óssea e são utilizados á medida do necessário, quando o organismo perde a capacidade e sintetizá-los.
Com o passar do tempo observa-se a osteopenia, que antecede a osteoporose. Neste período o osso torna-se mais fraco, suscetível fraturas. Na gravidez íons de cálcio e fósforo da matriz óssea da mãe são usados para formar o esqueleto do feto, trazendo por vezes a osteopenia.
Sistema de alavancas - Os ossos desempenham o papel de alavancas mecânicas, que permitem os movimentos associados a outras estruturas como: articulações, músculos, SNC e periférico.
Hematopoiese - No recém nascido, a medula óssea possui coloração avermelhada e produz células do sangue (hemácias e alguns leucócitos).
Com a maturação óssea a medula rubra vai sendo substituída por gordura tornando-se amarela e perdendo sua capacidade hematopoiética.
No adulto apenas alguns poucos ossos