Ruben
Todos os departamentos ou setores funcionais dentro de uma empresa fazem solicitações de materiais ao Setor de Compras, assim interagindo, tanto gerando informações para o mesmo quanto as requerendo. Os mais importantes são:
Produção: A relação entre ambos deverá ser considerada mais do ponto de vista do seu objetivo comum, que é contribuir efetivamente para o beneficio geral da empresa. Deste ponto de vista, há uma excelente razão para que nem um nem outro predomine em suas funções.
Engenharia: A cooperação entre Compras e Engenharia concentra-se principalmente ao redor dos assuntos concernentes ao projeto, planejamento e especificações preliminares ás verdadeiras exigências de produção.
Contabilidade: Cada compra efetuada representa um dispêndio, ou um compromisso dos fundos da empresa, Essa compra coloca em ação uma série de operações de contabilidade. A relação entre Compras e Contabilidade é, portanto, de vital importância e frequentemente, iniciada antes que a compra seja realmente realizada.
Vendas: O departamento de Vendas deve manter o de Compras informado quanto às cotas de vendas e quanto às expectativas das mesmas, que servem como um índice das prováveis quantias de materiais necessários. Nas empresas industriais esse relacionamento já está transferindo-se para o PCP, que fica responsável pôr estas informações.
Planejamento e Controle de Produção: A relação existente entre Compras e o P.C.P. é inerente, tão estreita e fundamental que ambos se encontram combinados em mais da metade das organizações industriais. Do ponto de vista funcional, o efeito almejado por esta estreita colaboração é estender a responsabilidade pelos materiais, desde o momento da aquisição até ao de entrega e utilização. Os compradores consideram-se eficientes quando conseguem as melhores condições de preço. Mas, pode ocorrer que o fornecedor que faz a melhor oferta peça um prazo de entrega mais longo. Então