ruanda
O conceito de Arte Moderna abrange toda a produção artística que se iniciou no fim do século XIX e acabou nos anos de 1970. Segundo alguns estudiosos, a arte moderna “conversa” com outros movimentos artísticos a fim de experimentar novas visões. Este tipo de arte abrange diversas manifestações artísticas existentes como o cubismo, construtivismo, surrealismo, dadaísmo, suprematismo, neoplasticismo, futurismo, expressionismo abstrato, tachismo e busca também novas referências a fim de romper com os padrões antigos. Para alguns, o pioneiro desta arte foi Goya, para outros foi Delacroix ou Manet, e ainda há quem diga que foram Cézanne e Van Gogh. De qualquer forma, a Arte Moderna surge da aproximação física entre sujeito e objeto, onde os artistas falam mais abertamente sobre si mesmos.
Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral
Arte contemporânea
A arte contemporânea é construída não mais necessariamente com o novo e o original, como ocorria no Modernismo e nos movimentos vanguardistas. Ela se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer seu trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho religioso ou político.
Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade, insinuando-se logo depois da Segunda Guerra Mundial. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento.
Os artistas passam a questionar a própria linguagem artística, a imagem em si, a qual subitamente dominou o dia-a-dia do mundo contemporâneo. Em uma atitude metalingüística, o criador se volta para