Ruanda
Ruanda, é um país pequeno, com mais ou menos 6.850.360 habitantes, porém, é o país mais povoado da África. Como é um país rural, com muito poucas industrias e fabricas; cerca de 90% da polulação trabalha na agricultura, e exporta principalmente café e chá. Faz fronteira com Uganda, Burundi, República Democratica do Congo e Tanzânia.
* Capital: Quigali.
* Moeda: franco de Ruanda.
* Idiomas: Francês, inglês e quiniaruanda (oficiais), quissuaíle.
-> História e Colonização:
Durantes muitos anos, ocorreram várias ‘confusões’ e consequentemente mudanças na colonização de Ruanda, nas etnias hutus e tutsis... entre outras coisas. Porém, em 1962, os hutus eram os políticos de maior poder no país. Mas, com o tempo, os ruandeses decidiram se tornar uma república, com o auxílio da ONU; e depois das primeiras eleições, Ruanda foi denominada de República de Ruanda, com Grégoire Kayibanda como primeiro ministro.
Mas, anos depois, vário problemas climáticos e econômicos causaram conflitos, e a Frente Patriótica Ruandesa (RPF), comandada por tutsis refugiados lançou tropas militares contra o governo hutu. O governo militar do general Juvénal Habyarimana se “defendeu” com ataques genocidas contra os tutsis.
Durante três meses, em 1994, foram mortos cerca de 1.000.000 tutsis e hutus “traidores”, massacre que ficou conhecido como o Genocídio de Ruanda.
- Diferenças entre Tutsis e Hutus A divisão destes dois grupos é devido a conflitos, posses de terras, e principalmente, por fatores políticos. As etnias TUTSIS e HUTUS surgiram por causa da divisão criada pelos colonizadores Belgas, baseada em critérios físicos como altura, cor e formato do nariz.
Os TUTSIS são um “grupo” de pessoas da etnia TUTSI, ‘localizada’ somente em alguns paises da África. É o segundo grupo étinico mais ‘numeroso’ da África.
- Geneticamente, os tustis são iguais aos hutus. > mais altos > mais claros > narizes finos
Os HUTUS são as pessoas da etnia HUTU, a