Ru Dos Na Comunica O
Há vários fatores que impedem a eficácia de uma mensagem. Da parte do emissor podem ser consideradas as seguintes:
Falta de clareza nas ideias: Muitas vezes o emissor tem uma vaga ideia do que pretende comunicar, mas em lugar de aperfeiçoa-la, passa a transmiti-la assim mesmo, imaginando que seu interlocutor se incumbirá naturalmente desse aperfeiçoamento. Por isso, o emissor deverá primeiramente garantir que a ideia seja clara para si. Também deve estar ciente de que a falta de clareza de uma ideia poderá estar ligada a sua própria rejeição. É muito mais fácil comunicar uma ideia em que se acredita.
Problemas de codificação: não basta ter ideias claras. Para comunica-las, é necessário codificá-las adequadamente. Assim, na comunicação oral requer-se que o mecanismo da fala possibilite sua expressão clara, o que significa que o comunicador precisa tomas cuidado com a tonalidade, o timbre e a velocidade de sua voz para evitar ruídos.
Bloqueio emocional: a vergonha, o receio de falar errado ou o medo de ser mal interpretado podem fazer com que a pessoa se iniba e, frequentemente, isso prejudica a comunicação. O próprio assunto a ser comunicado também pode provocar emoções, a ponto de dificultar a expressão do que se pretende efetivamente dizer.
Hábitos de locução: a repetição de palavras, o uso de palavras incomuns, que ocorre principalmente quando a pessoa quer dar a impressão de que é uma autoridade no assunto, assim como o uso frequente de palavras e expressões carregadas de emoção podem provocar distração ou irritação ao interlocutor, prejudicando a comunicação.
Suposição a cerca do receptor: Quando uma pessoa inicia uma conversa do que supões que a outra pessoa pensa ou sabe, a comunicação pode não se completar, pois a suposição pode ser falsa.
Ainda podemos citar como problemas de comunicação: Incapacidade verbal, oral ou escrita para expor o próprio pensamento; falta de coerência nas frases; intromissão de opiniões; juízos e