RSE Petroquimica
A petroquímica, por conseguinte, fornece os conhecimentos e os mecanismos para a extração de substâncias químicas a partir dos combustíveis fósseis. A gasolina, o gasóleo, o querosene, o propano, o metano e o butano são alguns dos combustíveis fósseis que permitem o desenvolvimento de produtos da petroquímica.
Esta ciência também possibilita a produção de fertilizantes, pesticidas e herbicidas, a obtenção de asfalto e de fibras sintéticas e a fabricação de diversos plásticos. As luvas, as borrachas e as tintas, entre muitos outros artigos de uso quotidiano, fazem parte da produção petroquímica.
Os processos para a obtenção dos produtos petroquímicos são executados em refinarias e implicam alterações físicas e químicas dos hidrocarbonetos. O processo básico, que divide o petróleo e o gás natural em diversos compostos mais ligeiros, conhece-se como cracking (as moléculas desdobram-se).
O mercado exige das empresas privadas cada vez mais ações em prol do meio ambiente, cobrando não apenas os tradicionais balanços econômicos, como também os sociais. Diante dessa realidade, a responsabilidade socioambiental tornou-se imprescindível para as organizações promoverem projetos que possibilitam a melhoria na qualidade de vida da comunidade e que reduzam o impacto sobre o meio ambiente. As organizações também devem manter ações permanentes com a comunidade do seu entorno, garantindo o seu desenvolvimento e o bem estar dos moradores. É importante preparar a comunidade para ter outras opções de sustentabilidade que não apenas aquelas oferecidas pela empresa da região. Diante de tudo que é dito na atualidade sobre “empresas social e ambientalmente responsáveis”, é perceptível a realidade as diferenças entre os conceitos existentes e as práticas efetivas.
A Responsabilidade