trabalho ingles
Dias (2008 p.242) “O termo responsabilidade social empresarial (RSE) é utilizado desde os anos 60, particularmente nos países de cultura anglo-saxônica, como os Estados Unidos, o Canadá e a Inglaterra. No entanto, foi no final dos anos 90 do século XX que as reflexões sobre as relações entre as empresas e a sociedade adquiriram um novo impulso, refletindo particularmente as consequências sociais negativas da globalização.
Embora haja muitas definições de RSE, na prática o conceito
“[...] promove um comportamento empresarial que integra elementos sociais e ambientais que não necessariamente estão contidos na legislação mas que atendem às expectativas as sociedade em relação à empresa” (ARAYA 2003 apud DIAS, 2008 p.242).
E deve-se destacar que as iniciativas em questões de SER devem ir muito além da obrigação de cumprir a legislação em matéria ambiental ou social.
Outra questão importante é que as doações que a organização faz ocasionalmente não se constituem em ações de responsabilidade social organizacional. São um tipo de ajuda eventual prestado pela empresa, consideradas mais como ações de filantropia. Pois, diferentemente, entende-se que “ a responsabilidade social da empresa vai além da filantropia. Na maioria das definições se descreve como as medidas constituídas pelas quais as empresas integram preocupações da sociedade em suas políticas e operações comerciais, em particular, preocupações ambientais, econômicas e sociais. A observância da lei é o requisito mínimo que deverão de cumprir as empresas” (UNCTAD, 2003 apud DIAS 2008 p.242).
Sendo assim, as ações de responsabilidade social corporativa
“são estratégias pensadas para orientar as ações das empresas em consonância com as necessidades sociais, de modo que a empresa garanta, além do lucro e da satisfação de seus clientes, o bem-estar da sociedade. A empresa está inserida nela e seus negócios dependerão de seu desenvolvimento e, portanto, esse