rrrrrrrrrrrrrrrr
1.1. O que é a Filosofia? Uma resposta inicial
(Objetivos: Conceptualizar, Argumentar, Problematizar)
As primeiras perguntas de qualquer estudante, ao iniciar o seu estudo em Filosofia, são: O que é a
Filosofia? O que vamos estudar? Para que serve a
Filosofia?
Estas questões, pela busca de significado, são normais quando se toma contacto com uma disciplina nova mas, no caso da Filosofia, não podemos dar uma resposta imediata e definitiva, ou seja, não podemos dar uma definição unívoca de Filosofia. (Definir Filosofia, é por si só, um problema filosófico).
A origem etimológica da palavra FILOSOFIA deriva do grego: philo (amigo) + sophia (sabedoria). Então o filósofo é o amigo do saber, aquele que tem a perceção de que não sabe e que por isso procura o saber.
Como e quando surgiu a Filosofia?
A Filosofia surgiu por volta do Séc. VII a. C., na Grécia antiga. Diz-se que nasceu do espanto e nos seus primórdios identificava-se com o saber em geral. Grande parte das ciências modernas nasceu da Filosofia, por isso consideramos esta como a rainha de todos os saberes.
O filósofo será aquele que tem a capacidade de ir par aalém do aparente e de se espantar continuamente com a realidade que o rodeia.
O estudo da Filosofia vai, por isso, possibilitar uma nova atitude perante nós e o mundo, partindo das nossas próprias experiências, vamos à descoberta de novas
perspetivas e de novos olhares, vamos para além do aparente, daquilo que é imediatamente dado, vamo-nos libertando da força do hábito e dos preconceitos, vamos problematizando o real.
A Filosofia é também uma atitude crítica, isto é, que o filósofo olha para as ideias e teorias alheias com imparcialidade, de forma a poder avaliar se são ou não verdadeiras. A Filosofia liberta-nos de: Preconceitos; Aparências;
Dogmas; Hábitos; Falsas opiniões; Opiniões ingénuas;
Crenças.
Como a Filosofia se relaciona com os nossos espantos e com as nossas