rrros
Passado o entusiasmo inicial pelos exercícios físicos, por que os alunos abandonam a academia tão rápido?
Assim que a primavera chega, as academias começam a receber alunos em potencial para conhecer instalações, saber dos horários das aulas e dos diversos planos de pagamento. A correria é grande para entrar em forma até o verão. Mas por que, passada a euforia inicial, os alunos não renovam seus planos ou simplesmente pagam sem freqüentar a academia? O que as academias podem fazer para reverter essa situação?
Os dados são assustadores. Segundo pesquisas da IHRSA, 50% das pessoas matriculadas desistem nos primeiros três meses. Desse número, 30% desistem logo nas três primeiras semanas. Além disso, a retenção mensal média nas academias gira em torno de 50%. Isso significa que, mensalmente, 50% do total de pessoas que deveriam renovar a matrícula, simplesmente desaparecem.
De acordo com Andréa Zanni, consultora da Inner Soluções em Fitness, existem cinco motivos principais que levam o aluno a desistir da academia. "O aluno pára de fazer atividades físicas porque se matriculou com expectativas erradas em ralação à academia; não entende o processo das aulas, não gosta de treinar sozinho; adotou uma freqüência irregular e segue assim até parar de vez, ou simplesmente não consegue perceber os 'pequenos' ganhos da atividade física, como melhora no sono, redução dos níveis de estresse e colesterol, porque estabeleceu metas de emagrecimento muito ambiciosas, por exemplo,", explica. "Apesar de a desculpa inicial ser sempre a falta de tempo - por questões pessoais ou profissionais - os reais motivos podem estar escondidos e é vital descobri-los", completa.
Há esportes ou aulas que têm uma retenção maior, como o caso da natação e o tênis. Já a musculação e a ginástica tendem a perder alunos mais facilmente. "No caso da natação, compra-se o dia e a hora da atividade. Tudo o que fica à mercê do aluno, como os cursos com uma grade ampla de