projetos pedagogicos
TÍTULO: É TEMPO DE BRINCAR LÁ FORA...
“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” (Carlos Drummond de Andrade)
JUSTIFICATIVA
Antigamente as crianças eram criadas brincando livremente na rua e, em suas casas, tinham quintal com plantas ou mesmo árvores. Subir em uma árvore ou simplesmente correr em um espaço mais amplo é estimulante, além das atividades que favorecem o uso da imaginação. Assim, o contato com a natureza na infância acontecia de forma espontânea. As crianças brincam cada vez menos em espaços verdes e ao ar livre. Brincadeiras em espaços exteriores desenvolvem "as crianças mais felizes, criativas e saudáveis" e permite-lhes "ganhar competências para a vida adulta brincar em espaços exteriores torna as crianças mais felizes, criativas e saudáveis. É de conhecimento de poucos que a brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida. Além de fazer um bem enorme às crianças e a interação com os elementos naturais. Também permite que resolvam os seus problemas, treinando competências para a vida adulta.
OBJETIVO GERAL
Promover a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a aptidão física, a socialização, a criatividade, visando à formação da personalidade. Interagir com a natureza e melhorar os reflexos, a fim de estimular o cérebro e o desenvolvimento da coordenação motora.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras.
Desenvolver relações sociais e afetivas através das atividades de movimento.
Explorar e identificar elementos da natureza, interagir e ampliar o conhecimento de