RRR
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
09/06/15
RESUMO
Com o objetivo de determinar a resistência de fios metálicos e a resistividade destes, prendeu-se um fio de 80cm de comprimento em dois suportes isolados e se fez a conecção do amperímetro, voltímetro e a fonte de tensão variável. Após isso foi feita a variação da tensão aplicada, de tal forma que circulou uma corrente elétrica com valores de 50mA, 100mA e 150mA e foi medido os valos correspondentes da diferença de potencial. Esse procedimento foi repetido mais duas vezes, uma usando a metade do comprimento do fio e a outra usando o fio dobrado para que sua área dobrasse.
INTRODUÇÃO
A resistividade elétrica é uma característica especifica de cada material. É a propriedade que define o quanto um material opõe-se à passagem de corrente elétrica, de forma que: quanto maior for a resistividade elétrica de um material, mais difícil será a passagem da corrente elétrica.
A primeira Lei de Ohm diz que para vários materiais, existe uma proporcionalidade entre a ddp e a corrente elétrica. Isso significa, por exemplo, que ao dobrarmos a voltagem aplicada a esse material, a intensidade de corrente elétrica também dobrara, ou seja: V/I = constante, que significa que a resistência desse material vai ser sempre constante. A esse tipo de material, na qual a proporcionalidade é válida, chamamos de material ôhmico.
2 METODOLOGIA
O material utilizado foi:
- Fio Metálico
- Amperímetro e Voltímetro
- Fonte de tensão
- Suportes
- Cabos
O fio metálico foi preso nos suportes pelas extremidades, então conectamos um cabo saindo da tensão passando pelo amperímetro e chegando até o fio, outro cabo foi conectado ao voltímetro em paralelo ao fio e o ultimo conectando o sistema de volta para a tensão.
3 RESULTADO
O primeiro fio que foi verificada a diferença de potencial foi o de comprimento igual a 80cm, variamos a tensão aplicada e registramos a ddp quando o amperímetro