RResenha Capítulo 10 Livro: Relevância da marca: como deixar seus concorrentes para trás.
639 palavras
3 páginas
Livro: Relevância da marca: como deixar seus concorrentes para trás. Autor David. A Aaker
Você não quer ser apenas o melhor dos melhores. Você quer ser considerado o único que faz o que faz. – Jerry Garcia, The Greatful Dead
Capítulo 10– Mantendo a relevância em meio à dinâmica do mercado.
O capítulo 10 fala sobre os riscos que as empresa correm ao tentar redesenhar o seu posicionamento para acompanhar a dinâmica do mercado.
Wallmart é colocado como um exemplo positivo, mostrando como o caminho escolhido para traçar a mudança resultou em bons frutos.
Em 2005, Wallmart estava em plena ascensão, o faturamento beirava 300 milhões de dólares, e a rede contava com 5 mil lojas. Porém a imagem da empresa sofria com a exposição negativa na mídia decorrente de boatos e processos judiciais.
O capítulo aborda os principais pontos que contribuíram pejorativamente para sua reputação:
- acusações sindicais de tratar seus funcionários, baixos salários, descriminação com o sexo feminino;
- aquisição de produtos chineses, prejudicando a economia americana, e evocação do aspecto de exploração de trabalhadores. Tudo isso ligado a diretriz de sempre oferecer preços baixos aos consumidores
- alguns acreditavam que a chegada da rede em determinadas regiões, provocava a falência de pequenos comerciantes, e criava aumentos indesejáveis no trânsito e no crescimento urbano.
Com isso, cada vez mais comunidades estavam rejeitando a rede Wallmart, o que afetava a estratégia de crescimento da empresa, e a capacidade de fidelizar novos clientes.
Em agosto de 2005, o presidente da Cia anunciou que a empresa se tornaria líder em programas ambientais, e as medidas tomadas foram:
- redução de consumo de energia para frota, lojas e produtos;
- venda de alimentos orgânicos, e até roupas de algodão;
- incentivo a fornecedores a se tornarem “verdes”;
- criação de 14 redes com foco em sustentabilidade, que contavam com a participação de empresa, fornecedores e grupos