cinesiologia dos membros inferiores
Movimentos da Coxa
● Flexão / Extensão: Plano sagital, eixo frontal
● Rotação Interna / Externa: Eixo longitudinal
● Adução / Abdução: Plano frontal
Articulação coxo-femoral:
A articulação coxo-femoral ou do quadril é uma articulação triaxial (esferóide), sustentada por uma cápsula articular forte que é reforçada por ligamentos (iliofemoral, pubofemoral e isqueofemoral). A parte óssea côncava, o acetábulo, é formado pela fusão dos ossos ílio, ísquio e púbis e é aprofundado por um anel de fibrocartilagem, o lábio do acetábulo, que está localizado na face lateral da pelve e dá vista para o lado, para frente e para baixo. A cartilagem articular do acetábulo tem formato de ferradura, sendo mais espessa na região lateral. A porção central do acetábulo é chamada de fossa do acetábulo e é não articular. A cabeça do fêmur é uma estrutura óssea convexa e esférica que fica ligada ao colo do fêmur. Projeta-se anteriormente, medialmente e superiormente para encaixar-se no acetábulo.
Flexão: A flexão é feita no sentido anterior, deslocando as pernas para frente, como quando iniciamos uma caminhada. Os músculos responsáveis: iliopsoas, tensor da fáscia lata, pectíneo, adutor largo e curto. A amplitude da flexão é variável de acordo com vários fatores. A flexão ativa do quadril é menos ampla que a flexão passiva. A posição do joelho intervém igualmente na amplitude da flexão, enquanto o joelho está estendido, a flexão não é maior que 90 graus enquanto que com o joelho fletido, ela atinge ou ultrapassa os 120 graus.
Extensão: A extensão leva o membro inferior para trás do plano frontal. Os músculos que possibilitam este movimento são: glúteo máximo, médio e adutor maior. Os músculos extensores do quadril estão situados atrás do plano frontal que passa pelo centro da articulação e tem a função de estabilizar a pelve no sentido antero-posterior. Na marcha normal a extensão do quadril é realizada pelos músculos ísquios-tibiais, na