Rousseau e Montesquieu
ANDRÉ FELIPE
DIEGO RAMOS
ILLANA SOUSA
JACK SILVA
JOELLY ATAÍDE
LEONARDO LIMA
MAYANA CORDEIRO
WYLLY VAZ
ROUSSEAU E MONTESQUIEU
MACAPÁ
2014
ANDRÉ FELIPE
DIEGO RAMOS
ILLANA SOUSA
JACK SILVA
JOELLY ATAÍDE
LEONARDO LIMA
MAYANA CORDEIRO
WYLLY VAZ
ROUSSEAU E MONTESQUIEU
INTRODUÇÃO
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas ideias influenciaram a Revolução Francesa (1789).
Escreveu, além de estudos políticos, romances e ensaios sobre educação, religião e literatura. Sua obra principal é Do Contrato Social. Nesta obra, defende a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.
Obras principais: Discurso Sobre as Ciências e as Artes Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens Do Contrato Social Emílio, ou da Educação Os Devaneios de um Caminhante Solitário
Montesquieu (1689-1755) foi pensador e escritor francês sobre ideias políticas. Criou o da modelo dos três poderes que estão presentes na democracia representativa ocidental. É um dos grandes representantes do pensamento iluminista, junto com Voltaire, Locke e Rousseau.
Charles de Montesquieu nasceu no castelo de La Brède, perto de Bordeaux. Antes de se interessar por filosofia política, estudou filosofia natural.
Montesquieu era defensor da liberdade religiosa, embora não fosse religioso. Porém, criticava os abusos da igreja, o que registrou no livro “Letras Persas” (1721).
O livro mais famoso de Montesquieu foi “Espírito das Leis” (1748), onde defendeu que toda forma de governo deveria obedecer às