ROTINA SALA DE AULA
Segunda Feira
Atividade Permanente para alunos com escrita não alfabética
Ler para os alunos o Livro: Maurício: o leão de Menino de Flavia Maria com ilustrações de Millôr Fernandes.
Primeiramente ler a história sem mostrar figura nenhuma e interpretar com os alunos.
Distribuir folhas brancas para os alunos e pedir para que eles desenhem o que eles entenderam sobre o livro explicando que só pode ter desenho e que eles devem estar na mesma sequencia em que a história foi contada.
Logo em seguida com o auxílio de um notebook e um data show expor o livro para os meninos, através de slides, suas figuras e texto, dessa forma ler novamente agora com um novo olhar. Disponível em http://criancas.uol.com.br/album/livro_mauricio_leaodemenino_album.jhtm#fotoNav=2
Distribuir folhas cartolina canetinhas, lápis de cor, para cada aluno e dessa vez pedir aos alunos que desenharem o que causa medo neles. Expor os trabalhos e chamar à frente quem quiser falar sobre o que desenharam e o que lhes causam medo ou não.
Em seguida apresentar palavras relevantes no texto expô-las, tais como medo, coragem, leão, etc., com a ajuda do computador e data show, soletrar com os alunos depois fazer um ditado.
Para dever de casa pedir os meninos para conversarem com os pais sobre medo, quais foram e são os medos deles e trazerem os relatos, para quem quiser falar, expor na próxima aula.
Momento de Reflexão
O trabalho com a literatura, com a leitura e interpretação de livros é muito importante para despertar nos alunos o gosto pela leitura e como consequência o conhecimento e entendimento de novas palavras, também no desenvolver uma aula prazerosa, interessante, lúdica, envolvente.
O Livro proposto para ler traz uma grande história, uma lição muito interessante que ensina as crianças a enfrentarem o medo e serem corajosas, por isso achei pertinente o trabalho esse livro para desenvolver nos alunos o hábito de ouvir com atenção; de intervir,