Roteiro
Introdução a Administração II
Pablo Felipe de Souza Cruz
Prof. Marihna
Questões para Discussão Pág. 122
1-R: São escolhas entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver problemas e aproveitar uma oportunidades. Elas definem todos os aspectos da vida de uma organização e atinge todas as áreas funcionais na empresa.
2-R: Os tipos de decisões se dividem em Programadas que são: Soluções para situações repetitivas e estruturadas, determinadas por abordagens específicas para as quais a organização já desenvolveu mecanismos de atuação e controle. Exemplo: Quando um lote de produtos foram devolvidos a fabrica, por defeito de fabricação. Já se sabe o que deve ser feito. E decisões Não Programadas que são: Soluções específicas para resolver situações desestruturadas e pouco frequentes, para as quais a informação é incompleta e ambígua. São normalmente decisões, que por sua importância para a organização, exigem que se desenvolva uma resposta customizada. Exemplo: Abrir um novo mercado.
3-R: Políticas são orientações genéricas sobre comoproceder em situações recorrentes, mas pouco estruturadas. As políticas estabelecem parâmetros de atuação, mas não indica uma solução específica. Procedimentos são uma série de etapas sequenciais e inter-relacionadas que devem ser seguidas para responder a uma situação bem estruturada.. Regras são normas explicitas sobre como o administrador deve proceder perante uma situação estruturada.
4-R: Os processos de tomada de decisão envolvem basicamente quatro etapas: desenvolvimento de alternativas que consiste na geração de cursos alternativos de ação que permitam responder às necessidades da situação e solucionar as causas subjacentes; avaliação de alternativas que consiste na avaliação e comparação dessas alternativas; seleção e implementação que é a escolha que melhor se adapte aos objetivos e valores da organização e que permita resolver o problema ou aproveitar a oportunidade que estiver na origem da