Roteiro turistico
Del Rei Minas Gerais
Roberta Buss Petry
2 ano'EM'
POR QUE IR A cidade cresceu, mas a tradição de repicar os sinos das igrejas - seja para anunciar o começo da missa ou a hora da Ave Maria - é mantida em São João del Rei. Apesar da expansão, as histórias e as lembranças do Brasil Colônia continuam vivas no Centro Histórico. Por ali estão belos sobrados e casarões, como o Solar dos Neves, que ainda hoje pertence à família do ex-presidente Tancredo Neves; e a igreja de Nossa Senhora do Pilar, com talhas de ouro em profusão. Igreja de São Francisco de Assis: Palmeiras imperiais
O casario antigo abriga ainda restaurantes e lojas que oferecem cobiçadas peças produzidas com outro metal nobre da região - o estanho, que dá forma a jóias e objetos de decoração. A grande pepita de São João del Rei, porém, não está encravada no Centro Histórico.
A igreja de São Francisco de Assis fica no meio de uma praça ornamentada com palmeiras imperiais. Os altares dourados são escassos, mas foram primorosamente recompensados pela portada em pedra-sabão, pelo lustre em cristal Bacarat e pela missa das manhãs de domingo,
Para viajar ainda mais no tempo, pegue aMaria-Fumaça e siga para a charmosa Tiradentes. O percurso dura cerca de meia hora, descortinando as belezas da serra de São José.
Uma vez na cidadezinha, circule a pé ou de charrete em meio às lojinhas de artesanato, chafarizes, ateliês e restaurante estrelados.
O QUE VER E FAZER EM SÃO JOÃO DEL REI
Um bom programa em São João del Rei é contemplar o casario colonial espalhado pelas praças e largos do Centro Histórico. Melhor ainda é visitar as atrações - como as igrejas e os museus - e conferir de perto as riquezas, os detalhes e os fatos que marcaram determinadas épocas da história do Brasil.
Ir à missa na Igreja de São Francisco de Assis
Vale a pena acordar cedo no domingo em São João del Rei. A missa das 9h15, na igreja de São Francisco de Assis, é