ROTEIRO TURISTICO
A história de Trancoso confunde-se com a própria história do país. Foi nesta região do litoral sul da Bahia que a esquadra de Pedro Álvares Cabral deu por descoberto oficialmente o Brasil.
O distrito de Trancoso nasceu em 1586, com a chegada dos jesuítas que, construíram a Igreja de São João Batista dos Índios, e em torno dela foram sendo levantadas as casinhas coloridas que formaram a pequena aldeia (famoso Quadrado Histórico). Em 1759, por ordem do rei de Portugal, a aldeia tornou-se Villa de Nova Trancoso. O traçado urbano típico das missões jesuítas permaneceu praticamente igual até os anos da década de 1970, quando jovens viajantes redescobriram Trancoso. Até hoje Trancoso é considerada um dos exemplares mais conservados das primeiras povoações do Brasil, e permaneceu quase imune à passagem do tempo, sem calçamento, nem trânsito de automóveis
O Quadrado (quadro em movimento), típica forma de povoamento dos jesuítas, concentra a igreja e as casinhas, que a partir do crescimento da atividade turística foram transformadas em lojas, bares, restaurantes e pousadas. Árvores centenárias, como jaqueiras, mangueiras, amendoeiras e jacarandás emolduram e dão um clima todo especial ao Quadrado, que resume boa parte da vida de Trancoso.
Do mirante, localizado atrás da igreja, descortina-se uma deslumbrante vista do mar de Trancoso. Por estas e outras Trancoso encanta visitantes brasileiros e estrangeiros de várias parte do mundo. Muitos deles não resistiram aos encantos do lugar e deixaram tudo para viver lá. A mistura de línguas e etnias forma uma diversidade cultural que se manifesta como uma atração à parte, onde as pessoas da terra convivem harmonicamente com os novos moradores. O resultado da mistura se reflete na gastronomia variada e no modo de vida do lugar.
As praias de Trancoso proporcionam momentos de verdadeiro deleite. Do Rio da Barra à praia dos Coqueiros são vários quilômetros de praias transparentes,