Roteiro Reeditado
- Avaliar a publicidade e propaganda em diferentes canais;
Canais de Distribuição:
Segundo ( FERREL, 2000) A eficiência na administração de um canal de distribuição pode ser capaz de criar diferenciais competitivos, uma vez que possibilita entregar produtos ao consumidor na hora e no local certo e a custos menores. Nesse canal de distribuição ocorre a troca efetiva e a última oportunidade de influenciar a compra do consumidor. De acordo (PEREIRA, LAGROTERIA e LEAL,
2004), para estratégias dos canais de distribuição, a AmBev mantém algumas estratégias que evidenciam seu poder de mercado. A dimensão econômica, a diversificação para inúmeros mercados, o controle sobre a rede de distribuição e pontos de venda bloqueia ou ,pelo menos, dificulta o acesso dos concorrentes; estes pontos associados ao grande poder de barganha junto aos fornecedores de matérias primas e insumos asseguram a essa organização grandes vantagens competitivas .
As marcas comercializadas pela AmBev apresentam um grande poder de mercado, seja nos canais de distribuiçnao de autoserviços como também em bares.
A classificação de varejo na AmBev se dava pelo volume, ou seja, o varejo recebia investimentos conforme seu volume de vendas, haja vista que os pontos de venda com maior volume apresentavam maior rentabilidade. Contudo, atualmente, os pontos de venda são classificados de forma qualitativa, os principais elementos utilizados para selecionar os locais de varejo que receberão mais investimentos são volume de venda, perfil do ponto de venda, público alvo, valor da marca e experiência do parceiro no mercado. (PRADO,
2007).
A produção em larga escala é acompanhada por um eficiente esquema de distribuição e propaganda. Os programas de fidelidade também constituem um importante diferencial competitivo, já que passam a oferecer vantagens cumulativas e pontos a cada compra efetivada, que podem ser trocados por brindes. (GREGORINI, 2006).
É nítido que existe uma grande competição no
mercado