roteiro para elaboração de um projeto
A elaboração de um projeto surge com a identificação de uma necessidade, onde há uma proposta através de idéias concretizadas para solucionar uma demanda.
Na primeira etapa, é necessário primordialmente saber o que se quer fazer, quais as metas a serem alcançadas com a pesquisa, traçando objetivos a atingir, tanto de forma genérica, quanto especifica, bem como qual o resultado esperado, para a principio materializar de forma escrita e posteriormente executar a proposta da pesquisa com maior segurança.
O projeto deve expressar de forma clara e precisa todas as informações indispensáveis para o seu efetivo implemento, arrolando explicitamente argumentos que indique sua relevância, tendo em vista que o projeto é o primeiro passo de qualquer plano.
Partindo para a segunda etapa, deve ser traçada a estratégia de trabalho a ser utilizada, descrevendo detalhadamente como se pretende executar o projeto, indicando claramente as diferentes etapas de trabalho que deve estar intimamente vinculada aos objetivos e resultados esperados.
A metodologia de trabalho deve apresentar os procedimentos e ações a serem adotadas, etapas a serem alcançadas, as funções de competência, as parcerias obtidas, o envolvimento do público alvo e todas as demais atribuições necessárias para atingir os objetivos propostos.
Uma metodologia eficiente prevê a junção da participação contínua dos envolvidos na realização do projeto com o acompanhamento e aprimoramento rigoroso do desenvolvimento de ações de propagação de informações.
Seguindo para terceira etapa, partimos para o prosseguimento do projeto, ressaltando sobre a sustentabilidade e continuidade das ações.
O projeto é considerado auto-sustentável, quando a exploração de dados recursos pode se prolongar indefinidamente. É interessante que os meios utilizados para implementação do projeto potencialize a sua sustentabilidade, sem a necessidade de recorrer somente a recursos externos para sua manutenção,