Roteiro para elaboração de projetos
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL – DDRS
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INFRA-ESTRUTURA
2005
SUMÁRIO
I – INTRODUÇÃO
II – OBJETIVO
III – ETAPAS DO PROJETO
IV – O PROJETO
ANEXOS
I - INTRODUÇÃO
Dentre os Assentamentos existentes no Estado de Minas Gerais, alguns se encontram em fase de consolidação. Essas áreas buscam incrementar a produção para o seu auto-abastecimento e ainda produzir um excedente que possibilite agregar valor à produção agrícola – ou outra atividade potencialmente comercial - através do beneficiamento, do processamento e da comercialização dos produtos e, em conseqüência, garantir a geração ou aumento da renda, a efetiva consolidação dos Projetos de Assentamento e a fixação das famílias assentadas à terra.
Assim sendo, o Programa de Empreendimentos Econômicos Solidários – EES, desenvolvido pelo Instituto de Terras de Minas Gerais, através da Diretoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, tem como objetivo promover a industrialização e a comercialização da produção agrícola ou não agrícola, incentivando e possibilitando a autogestão e a sustentabilidade dos Projetos de Assentamento de Reforma Agrária no Estado de Minas Gerais.
Desta forma, o primeiro passo para que o Assentamento possa ser beneficiado com este Programa, diz respeito à apresentação de um projeto.
II – OBJETIVO
Fornecer aos assentados, Movimentos Sociais e entidades parceiras um roteiro para a elaboração de projetos, visando a obtenção de recursos financeiros no Programa Empreendimentos Econômicos Solidários, de maneira prática, clara e de fácil entendimento.
III – ETAPAS DE UM PROJETO
Após a identificação da idéia do empreendimento pelos envolvidos, a próxima etapa será o planejamento, ou seja, a etapa correspondente à elaboração de um PROJETO.
O ciclo de elaboração de um projeto é composto de