Roteiro FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III
FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP ROTEIROS DAS AULAS 4º SEMESTRE – 2º BIMESTRE _______________________________________________________________________________________Tema 1: O conformismo Mecanicista na Institucionalização do Serviço Social
As consequências que surgiram do processo taylorismo/fordismo nas relações de trabalho.
Como se desenvolve o trabalho do assistente social no contexto do compromisso fordista/keynesiano.
Como o Serviço Social se constitui como profissão diante da necessidade de organizar a vida do homem perante suas necessidades trabalhistas e do relacionamento com seu patrão.
Como a prática profissional é realizada a partir da mediação do sistema de controle social em que se situam as práticas assistenciais, considerando, sobretudo, o agravamento da questão social.
A visão de Gramsci relacionada aos processos de formação do profissional e da constituição da profissão, além de aspectos relacionados ao Serviço Social, Estado e formas de trabalho.
_______________________________________________________________________________________
Tema 2: Processo de Organização da Cultura: Cultura do Bem-Estar
O que levou o Estado a intervir no processo de produção e na acumulação do capital.
A saída encontrada para as relações de trabalho e para a retomada do crescimento nos países desenvolvidos propõe um novo papel do Estado diante das questões trabalhistas e dos direitos sociais.
• A respeito da Crise dos anos 30 fazendo a leitura no seu PLT página 71.
• Você vai perceber por meio do tema proposto a aquisição de acumulação desenfreada do capital em contradição a formas de produção e exploração do trabalho operário.
• Você vai identificar como foram as formas de organização dos trabalhadores que exigem um crescimento adequado e compatível com as novas exigências do mercado.
• Assista ao vídeo sobre o Estado de Bem-Estar: Welfare State indicado no seu Caderno de Atividades.