TEORIA DO SERVIÇO SOCIAL
Pólo de Apoio Presencial de Rondonópolis
Curso: Serviço Social
Disciplina: - Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I
TEORIA DO SERVIÇO SOCIAL
CLEYTON GENISELLA ORMOND – RA 442459
JOVANIA DOS SANTOS FIGUEIREDO – RA 418480
MARIA ROSA DE LIMA NOGUEIRA – RA 406211
VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS – RA 437778
Rondonópolis, setembro de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Pólo de Apoio Presencial de Rondonópolis
Curso: Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I
TEORIA DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho de curso de Serviço Social apresentado à disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I da Faculdade Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção de nota.
RONDONÓPOLIS – MT
2013
TEORIA DO SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social teve suas origens ligadas à doutrina da igreja católica e assim surgiu o desdobramento da ação social e da ação Católica da igreja ligados as transformações econômicas e sociais que atravessam a sociedade brasileira. Com o apoio da Igreja Católica exercem um trabalho de assistencialismo o que criou o mito de que o profissional de Serviço Social e aquele que faz caridade. As primeiras escolas de Serviço Social são fundadas por grupos cristãos. Predominavam alunos de classe média que buscavam o preparo para o exercício remunerado e também gratificação pessoal.
Os primeiros passos para o movimento de reconceituação, foram movidos pelos impactos das teorias e tentativas de prática desenvolvimentista. Reconhecia que sua teoria era frágil quanto à compreensão da dinâmica social, das relações de classe, dos grupos sociais, das instituições. Foi durante a década de 50 que o Serviço Social só passa a ter um maior significado, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) e outros grupos internacionais empenham-se em