Utilização do serviço Google Code
Aula / Assunto: Utilização do serviço Google Code
1 - Objetivos
Exercitar e visualizar na prática o fluxo e a interligação existente entre o controle de versões e o controle de mudanças dentro de um processo de desenvolvimento de software que adota práticas visando a qualidade do produto final.
2 - Ferramentas e métodos
Foi utilizado o serviço do Google Code, e o programa para TortoiseSVN acessar-lo. O navegador Google Chrome para acessar a conta do code.gogle.com e o editor de texto LibreOffice Writer para a confecção deste relatório.
3 - Desenvolvimento e resultados
Primeiramente instalei o TortoiseSVN.
Após a instalação é possível que seja necessário fazer a configuração de proxy, pois no momento de ser efetuado o “checkout” pode ocorre um erro de conexão caso o computador utilizado acesse a internet através de um servidor local. Para realizar a configurção do proxy basta acessar o “settings” do TortoiseSVN clicando com o botão direito do mouse na pasta que receberá o “checkout” ou pelo menu iniciar do windows. E depois na aba “Network” adicionar o ip do servidor em “Server addres” junto com a porta.
No meu caso não foi necessário efetuar nenhuma configuração de proxy, pois criei uma pasta que chamei de “atividade” e dentro dela cliquei com o botão direito do mouse e cliquei no menu “SVN Checkout”, com isso uma janela se abriu para que eu colocasse a url do projeto, esta que por sua vez retirei da minha conta previamente criada no code.google.com. Para ter acesso a URL do projeto basta, na sua conta do Google Code, clicar em “My favorites” e no projeto (“controle-versao-gsd” no caso).
Após inserido a URL basta clicar em “ok” (o caminho da pasta que receberá o “checkout” já é preenchido automaticamente).
No fim desse processo os arquivos do projeto serão baixados na pasta “atividade”(no caso).
Após fazer o checkout na conta do Google Code fui na aba “issues” para criar uma nova tarefa, No caso