MODELO DE GESTÃO DE EMPRESAS
modelo de gestão de empresas
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina de pic extra sala do curso de administração da Universidade Mogi das Cruzes, orientado pelo professor Fausto Filho.
São Paulo
2013
Sumário
Introdução
No site de pesquisa Wikipédia pode-se encontrar a citação do sábio filosofo pré-socrático, chamado Heráclito, que diz “uma mesma água não passa duas vezes por baixo da mesma ponte”. Isso quer dizer metaforicamente que tudo que está presente no mundo sofre alterações constantes. As mudanças ocorrem em todos os âmbitos da sociedade e consequentemente das Ciências, portanto com a Administração não poderia ser diferente.
O mercado globalizado atual faz com que as empresas hoje enfrentem uma concorrência nunca antes visto na história da Administração. Diante desse cenário, para que uma marca, um produto, uma companhia, se sobressaia e consiga se manter estável no mercado, não se pode mais fazer uso das estratégias convencionais da administração, pautada em alta produtividade.
Antes as empresas focavam os seus esforços em produtividade, quanto maior produtividade, a menor custo e em menor tempo bastava para que determinada companhia vinha a ter o seu nome reconhecido. Com as alterações econômicas ocorridas na sociedade que gerou um público cada vez mais exigente, a qualidade passou a ter o seu ponto central dentro das empresas.
E o que seria essa Qualidade? Ela não está ligada somente ao produto produzido, mas muito mais do que isso ela deve estar presente em todos os serviços prestados direta ou indiretamente onde de alguma forma o nome da empresa esteja associado. Ou seja, nos serviços de atendimento ao cliente, no contato com prestadores de serviços e parceiros entre outros.
Logo se percebe que essa qualidade não se pode ser atingida por meio de máquinas, pelo contrário ela trabalha com algo muito mais difícil e complexo de