Roteiro filosófico
Anaximandro (610 - 547 a.C) – Para este filósofo pré-socrático, o ápeiron é o elemento formador e originário do universo, substância cuja identidade não se confunde nem com a água , nem com a terra, nem com o ar, nem com o fogo.
Anaxímenes (588-524 a.C) – O ar, para este pensador, era considerado a origem de tudo, e a substância compósita da alma e do universo. Poucos traços de sua obra podem ser encontrados, mas, mesmo assim, suas ideias se eternizam entre as dos demais pensadores pré-socráticos.
Pitágoras (571- 497 a.C) – Conhecido por sua intimidade com os números, em verdade foi um pensador e místico que fundou uma congregação de iniciados. Segundo este filósofo, era possível ouvir os sons dos astros e explicar a essência das coisas por meio de categoria numéricas e seus sentidos.
Heráclito de Éfeso (540- 470 a.C) - considerado um dos filósofos pré-socráticos mais importantes, nasceu em Éfeso, região da Jônia, por volta de 540 a.C., tornou-se conhecido como o ‘pai da dialética’, pois abordava a questão do devir – o vir a ser, as mutações. Avesso à vida em sociedade, de natureza triste e arrogante, era chamado de ‘Obscuro’, por rejeitar a vida pública, desconsiderar a arte, a filosofia e a religião, bem como por ter escrito uma obra – “Sobre a Natureza” – considerada pouco inteligível em seu estilo. . Heráclito procura explicar o mundo pelo desenvolvimento de uma natureza comum a todas as coisas e em eterno movimento. Ele afirma a estrutura contraditória e dinâmica do real. Para ele, tudo está em constante modificação. Daí sua frase "Não nos banhamos duas vezes no mesmo rio".
Parménides de Eleia (530 - 460 a.C.) Filósofo