Roteiro-dom casmurro
1) Obra: Dom Casmurro Autor: Machado de Assis Ano original de publicação: 1899 Editora: Ática Edição: 33ª edição, 1997.
2) Síntese: A obra traz à tona questões que até então não eram discutidas pela sociedade: a traição de uma mulher, embora a obra não comprove nada, Machado de Assis revela que todos estão sujeitos aos piores atos, independente de serem homens ou mulheres.
3) Personagens principais Bentinho: Personagem teimoso e também muito fantasiador, que tirava suas próprias conclusões sem ter nenhuma prova, daí se origina o apelido “Dom Casmurro”, se deixava manipular por Capitu, o qual acatava tudo o que ela ordenava, se não fosse pela ajuda da amiga, em muitas situações “meteria os pés pelas mãos” por causa de sua teimosia.
Capitu: Personagem calculista que ao contrário de Bentinho raciocinava diante de situações difíceis, conseguia ser dissimulada e convincente quando queria, apresentava o dom de manipular as pessoas através das palavras e atos.
4) Enredo: Bentinho era um jovem de dezesseis para dezessete anos e Capitu uma jovem de quatorze anos que residiam na Rua de Matacavalos no Rio de Janeiro, século XIX, eram vizinhos, amigos, e mais do que isso se amavam.Bentinho era órfão de pai e residia com sua mãe Dona Glória, seu tio Cosme, prima Justina e o agregado José Dias que fazia as vezes de pai e conselheiro da família. Apesar do amor que os jovens sentiam, uma promessa da mãe de Bentinho estaria a ponto de separá-los, talvez para sempre.Como o primeiro filho de Dona Glória nascesse morto, esta, que era temente a Deus fez uma promessa que se o segundo filho nascesse vivo e varão, ela o levaria para ser padre.Bentinho nasceu e cresceu, logo havia chegado à hora de levá-lo ao seminário. Assim que Capitu soube da decisão, orientou Bentinho a pedir ajuda ao agregado José Dias que era a única pessoa capaz de reverter essa decisão.Dona Glória, à medida que o tempo ia se