Roteiro de Leitura ~ Noite na Taverna
1. Personagens e foco narrativo
Os personagens principais da obra “Noite na Taverna” de Álvares de Azevedo são: Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann, Johann, Artur (ou Arnold) e Geórgia.
Os personagens secundários são: a mulher de Solfieri, Ângela, Godofredo Walsh, Laura, Nauza, Eleonora e o Duque Maffio.
O livro inicia-se em terceira pessoa, mas a partir do segundo capítulo, o livro é narrado em primeira pessoa, cada personagem narrado sua própria história em seu respectivo capítulo.
2. Enredo
A história principia-se com um grupo de homens reunidos em uma taverna. No meio da conversa, eles começam a contar histórias que aconteceram com eles. Essas histórias têm em comum o infortúnio, a fatalidade.
O tempo cronológico em que ocorre a história não é definido, a única informação concreta, já o tempo psicológico, alterna-se em cada conto, e este também não é determinado.
Como os contos são independentes entre si, cada um possui seu próprio clímax e desfecho. Mas pode se dizer que o clímax da história em geral é quando Geórgia aparece na taverna para aparentemente despedir-se de Artur e matar seu irmão Johann. O desfecho da narrativa se da quando Geórgia e Johann se matam.
3. Tempo psicológico e cronológico
Como já dito anteriormente, o tempo cronológico da narração não é definido. Já o tempo psicológico varia de acordo com os flashbacks proporcionados pelos pontos de vista de cada personagem/narrador.
4. Verossimilhança
As histórias de Noite na Taverna são carregadas de fantasia. São homens devassos que se apaixonam por mulheres perdidas ou virgens misteriosas que terminam por perder-se. A sexualidade é sempre punida com a loucura e com a morte e o amor jamais se realiza plenamente. A atmosfera das cidades é corrompida e nebulosa, povoada de figuras fantasmagóricas. A imaginação romântica de Álvares de Azevedo marca de forma exuberante os contos do livro, narrados num estilo repleto de adjetivos e