Estrutura Literaria Apostila
ESTRUTURA LITERÁRIA
A Jornada do Herói no Cinema e na Literatura
Eduardo Spohr
► ARQUIVO 1 – ESTRUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
◊ Estruturação
Prepare o guideline. Antes de começar a escrever, é bom ter a história toda estruturada para não se perder no meio da narrativa. Embora alguns escritores contraírem esta técnica, ela já se mostrou eficiente e o protege contra os famosos bloqueios criativos. Assim, MESMO que a história mude ao curso do trabalho de escrita, você já terá uma guideline que o guiará até o final, um mapa do caminho, para que não fique à deriva.
» Passo 1 – Brainstorm. Pegue uma folha branca e escreva tudo o que lhe vem à cabeça. » Passo 2 – Sinopse. Algumas pessoas preferem textos corridos. Tente fazer uma sinopse de três parágrafos. Neste ponto inicial, a sinopse é praticamente um “gancho”, uma ideia vaga de como começar a “aventura”.
» Passo 3 – Organograma. Tente desenhar um organograma, com os caminhos que a sua história deverá traçar.
» Passo 4 – Detalhamento de capítulos. O ideal é, no final deste trabalho e criação, você ter um documento com um detalhamento completo de cada capítulo. O padrão é dois parágrafos por capítulo, explicando para você mesmo o que deverá acontecer em cada trecho.
O que eu preciso para preparar a guideline?
» O mito da inspiração. Inspiração não existe. São as referências que vão te ajudar a encontrar suas ideias. A falta de inspiração é a desculpa que aqueles que não desejam (ou não conseguem) trabalhar dão para não ir à frente com suas obras.
» Referências. É necessário se cercar e ir atrás de referências.
» A Jornada do Herói e os Arquétipos. São ferramentas que não devem limitá-lo e sim ajudá-lo quando estiver perdido. Você pode usar essas fórmulas como um mapa para começar. Pronta a história, fique então à vontade para perverter essas regras. A jornada sozinha não faz nada, é o artista que faz.
Não basta talento, tem que trabalhar.
» Empenho,