Análise comparativa monografia x artigo científico
Curso de Pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares
ANÁLISE COMPARATIVA: monografia e artigo de conclusão de curso
Ana Cecília Vieira
RECIFE
2013
1 MONOGRAFIA X ARTIGO CIENTÍFICO
A monografia é um estudo aprofundado sobre determinado tema, neste tipo de trabalho pretende-se pesquisar detalhadamente um problema e apresentar soluções através de aplicações de métodos e técnicas que variam de acordo com a natureza do problema investigado e/ou o tipo da pesquisa que o autor desenvolverá. Sua estrutura é composta de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. O primeiro oferece informações gerais que possibilitam a identificação do trabalho por parte do leitor, facilitando, assim, a tomada de decisão sobre a leitura ou não do texto.
Já o elemento textual apresenta o desenvolvimento detalhado da pesquisa realizada, é composto de uma introdução, que deve apresentar as motivações do autor para escolha do tema, os objetivos que pretendem ser alcançados e os impactos esperados com o tratamento do problema (objeto de estudo). O desenvolvimento também compõe esta parte do trabalho, e deve apresentar todos os passos da pesquisa; já na conclusão é apresentada uma revisão dos resultados alcançados no desenrolar do trabalho, além dos resultados finais atingidos, também retoma os objetivos citados na introdução e verifica se foram alcançados ou não com a pesquisa.
No elemento pós-textual são apresentadas as referências dos materiais que subsidiaram o desenvolvimento da pesquisa (padronizadas segundo a NBR 6023), além de – quando necessário – documentos que complementam as explicações dadas pelo autor durante o trabalho.
A norma que rege a apresentação de monografias é a ABNT NBR 14.724.
Verificamos bastantes semelhanças entre monografias e artigos científicos, principalmente quanto as estruturas apresentadas na apostila “Metodologia da pesquisa e da produção científica”, ambos apresentam os elementos pré-textuais, textuais