roteiro de estudos
Hematologia
1. Qual definição para anemia?
É uma condição na qual o conteúdo de hemoglobina ou glóbulos vermelhos no sangue está abaixo do normal, devido à carência de um ou mais nutrientes essenciais, como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.
2. Defina:
a) Poliglobulia
A poliglobulia é definida como uma rara doença caracterizada pela excessiva quantidade de glóbulos vermelhos (eritrócitos), resultante de uma exacerbada síntese dessas células por parte da medula óssea..
b) Eritrocitose
A eritrocitose é o aumento do número de eritrócitos no sangue e deve ser primeiramente analisada a pseudoeritrocitose, que nada mais é que uma eritrocitose causada não pelo aumento no número de eritrócitos e sim pela diminuição do volume plasmático, o que resulta em uma concentração maior de eritrócitos.
c) Eritrograma
Eritrograma é o estudo da série vermelha (eritrócitos ou hemácias) que quantifica e ajuda no diagnósticos das anemias e poliglobulias. Revela alguns tipos essências de alterações patológicas do sistema eritropoético.
3. Quais as causas de erro mais comuns provocados pela lipemia do plasma e alta contagem de leucócitos?
A lipemia faz com que aumente a densidade optica (DO) do plasma alterando para mais a dosagem de Hb. Opalescência intensa pode aumentar o resultado em mais de 1 g/dl. Alta contagem de leucócitos aumenta a DO do hemolizado. Contagem acima de 100.000 podem aumentar o resultado em mais de 1 g/dl.
4. Comente os hematócritos abaixo:
A primeira figura representa um hematócrito normal, a segunda representa um indivíduo com anemia e o terceiro com policetemia.
5. Quais as causa de erro que ocorrem no cálculo do VCM?
Crioaglutininas - São anticorpos capazes de aglutinar hemácias humanas. Acredita-se que sejam formadas após exposição a microrganismos que apresentam grupos antigênicos semelhantes aos encontrados nas hemácias.