Roteiro de estudo
DISCIPLINA: QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
DOCENTE: NILDA
DISCENTE: ROSÂNGELA SANTOS
ROTEIRO DE ESTUDO – QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
1 – De acordo com Carvalho (2006), 1930 foi um divisor de águas na história do país. Partindo desta afirmação, relate como Getúlio Vargas chegou ao poder e se posicione a respeito.
Após a “República Velha”, Getúlio Vargas assume o poder depois de comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís através de golpe, já a segunda eleição foi por voto popular. Os quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. A Revolução de 30 nasceu da insatisfação das classes médias urbanas e de militares com as práticas políticas até então vigentes e o esgotamento do pacto das oligarquias rurais sobre o qual se apoiava a República Velha. Seu governo foi marcado por grandes mudanças: foi promulgada a Constituição de 1934, fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo. Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Desde o início o Governo de Vargas assumiu uma posição de forte centralismo político, intervencionismo estatal e nacionalismo econômico. Ao mesmo tempo, procurou aproximar-se do proletariado urbano, com sua legislação trabalhista que incorporava antigas reivindicações operárias.
2 - Não se pode negar que houve um avanço dos direitos sociais na era de Vargas. O mesmo aconteceu com os direitos políticos? Justifique sua resposta.
O período de 30 superou os anteriores pela amplitude e pelo grau de organização dos movimentos políticos. Quanto à amplitude, a mobilização atingiu vários estados da federação, além da capital da república. Envolveu vários grupos sociais: operários, classe média,