Roteiro de discussão sobre o filme óleo de lorenzo
1- O filme transmite várias imagens da ciência e do cientista. Quais são?
Fica comprovado que a ciência não é exata e é necessário muito tempo para chegar a resultados positivos e concretos. Mas isso não significa que devemos estacionar diante de um problema e sim buscar sua solução, através do conhecimento. No inicio do filme quando é feito o diagnostico de ALD em Lorenzo, o médico deixa claro que não existe cura e que o destino do menino seria a morte. Com essa afirmação ele põe em dúvida todo o conceito da ciência e do conhecimento cientifico, pois se era uma doença recém-descoberta deveria existir um estudo aprofundado sobre ela.
No decorrer do filme fica claro porque existe uma omissão dos cientistas quanto ao assunto. Eles justificam isso com:
- Tinha pouco tempo que a doença foi identificada, então eles não possuíam muito conhecimento sobre a mesma;
- Falta de fundos para financiar a pesquisa;
- As indústrias farmacêuticas não iam ter retorno investindo em uma terapia para poucos pacientes;
- Eles não iam colocar em risco sua reputação baseadas em especulações.
Isso nos leva a pensar como os cientistas são frios, egoístas e competitivos, pois se existisse a união deles em prol de um objetivo comum, aceleraria a busca pela cura. Diante de sua dor, a mãe de Lorenzo disse: “nossos filhos estão a serviço da ciência médica? Pensei que a ciência médica é que estava a serviço do doente.” Essa frase confirma nosso pensamento sobre a comunidade cientifica.
2- Essas imagens reforçam as ideias do leigo acerca da ciência e do cientista? Justifique.
Não. Para um leigo os médicos, doutores, cientistas e etc. são tidos como deuses, como donos do saber absoluto e homem comum e com perguntas simples, consegue desvendar e solucionar um problema no qual os cientistas estavam nas escuras, apenas com a dedicação, observação, senso comum e intuição. Quebrando todo esse mito em torno dos cientistas e