História da educação brasileira.
Entender e refletir sobre o sistema educacional como um todo, nos direciona á uma visão do passado histórico e social que fizeram parte e ainda podem ser observados até hoje nesse mesmo sistema. É entender o que mudou, os avanços e retrocessos, o que precisa ser posto em prática, e principalmente: saber qual papel cada indivíduo deve desempenhar para ser parte de uma mudança radical que vêm sendo evitada e ignorada á séculos.
Analisando o período compreendido entre 1990 até os dias atuais, notamos que nosso modelo educacional sofreu grandes mudanças no que diz respeito á utilização de recursos tecnológicos no meio educacional ou mesmo nas oportunidades que surgiram com o passar dos anos de classes consideradas excluídas. Também ficou evidente que mesmo com toda essa evolução que parecia trazer apenas pontos positivos, problemas surgiram ou se agravaram da mesma proporção. Maiores investimentos passaram a fazer parte do cronograma de metas a serem cumpridas. Mudanças de governantes trouxeram novas idéias á respeito desse assunto. Houve diminuição do analfabetismo em jovens e adultos. Mas é importante pararmos um pouco e analisar: será que o que já foi feito é suficiente? Será que nos preocupamos mais com coisas banais do que com o nosso sistema educacional? Será que somos comprados facilmente por uma propaganda ou ideologia que só nos tira o foco verdadeiro da situação atual? Daí a importância de utilizar ferramentas que nos direciona á um olhar crítico e geral de tudo e até de nós mesmos.
Até a década de 90 poucas pessoas tinham acesso aos graus mais elevados de ensino e toda a estrutura do restante do sistema básico era ignorada. Já existiam idéias relacionadas é democratização da educação no país, com políticas de “educação para todos” que se estendem até os dias atuais. O detalhe é que essas características foram observadas não apenas no