ROTEIRO DE AULA
1. OBJETIVO:
Adquirir conhecimento sobre o método de calibração de vidraria
2. INTRODUÇÃO:
Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. Em laboratório de Química Analítica é comum a busca pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis, a fim de obter melhores resultados qualitativos e quantitativos.
Nesse aspecto, a calibração de equipamentos volumétricos se torna uma etapa imprescindível na medição da quantidade real de volume que está contido ou é transferido por um instrumento. Aparelhos volumétricos são calibrados pelo fabricante e a temperatura padrão de calibração é 20°C. Logo, qualquer leitura realizada fora dessa temperatura acarreta erro (utilizando-se de tabelas para correção). Devido à existência desses erros, a determinação da vidraria a ser utilizada é essencial para a garantia de medições de volumes mais exatos.
Um equipamento volumétrico calibrado em laboratório minimiza os erros, trazendo resultados mais precisos. A utilização de água destilada na prática a seguir é de essencial importância para se obter o volume aparente do instrumento, a pipeta utilizada para a medição do liquido possui erros significativos, pois o seu manuseio foi com uma temperatura acima da calibração do fabricante, constatado através da formula que nestes será relatado.
3. MATERIAIS E REAGENTES:
1- Pipeta volumétrica (10 ml);
2- Erlenmeyer;
1- Béquer;
1- Termômetro;
Balança analítica;
Água destilada.
3.1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Primeiramente foi medida a temperatura da água destilada (20.1). Com o auxílio de um pêra, pipetamos a água até o menisco e foi feito duas medidas de