Roteiro Brasil Colonial
a) Porque a coroa portuguesa estava em busca de riquezas, que de imediato não foram encontradas no Brasil, então decidiram explorar o Brasil futuramente.
b) A administração colonial portuguesa no Brasil girou entre dois eixos: o centralismo político - caracterizado por uma grande intervenção da Metrópole, para um melhor controle da área colonial; e o localismo político -marcado pela descentralização e atendia os interesses dos colonos, em virtude da autonomia dos poderes locais para com a Metrópole.
c) Ser homem bom significava participar das listas de eleitores que escolhiam os membros das câmaras municipais, podendo votar e ser votado. No Brasil Colônia, um "homem bom" era comumente o proprietário de terras.
d) A extração do pau-brasil era feita pelos indígenas que em troca recebiam bugingangas, essa troca era chamada de escambo. Já o estanco era de monopólio real, cabendo ao rei conceder a permissão a alguém para explorar comercialmente a madeira.
e) Foi o interesse dos holandeses numa primeira tentativa de invadir o Brasil que fizeram com que os portugueses iniciassem o processo de colonização, a fim de manter as terras descobertas.
f) -Carta de doação: documento que estabelecia os direitos e deveres do donatário e outorgava a posse das terras ao capitão donatário. É importante notar que o donatário não possuía a propriedade da terra, mas sim a posse, o usufruto; cabendo ao rei o poder ou não de tomar a capitania de volta.
-Foral: documento que estabelecia o sistema de tributação da Coroa e a possibilidade de participação do donatário nas riquezas que porventura fossem descobertas.
-Porque o sistema não deu certo? Não deu certo porque as dificuldades dos donatários eram enormes. O custo da empreitada era alto e a possibilidade de ganho, a principio, pequena. Alem disso os ataques indígenas impossibilitava o controle da região recebida.
-Porque Pernambuco foi bem sucedida? Porque a capitania de Pernambuco conseguiu manter a