Roteiro
Período em que o Brasil o Pau-Brasil era explorado pelos portugueses, para ser vendido na Europa. O Brasil era apenas explorado e não colonizado. E o Brasil sofreu diversas invasões de Ingleses, espanhóis e holandeses.
Período Colonial: O ciclo do Açúcar (séculos XVI e XVII )
Inicio do povoamento e da produção açucareira em grande escola no Brasil Colônia.
A economia colonial: A economia se baseava principalmente no açúcar, que era produzido nos engenhos. Os engenhos eram controlados pelos Senhores do engenho, e a Mao de obra era escrava. E as plantações ocorriam no sistema de plantation. Nesse período foi criado o Pacto Colonial, que so permitia o comercio com a metrópole.
Administração Colonial: Para melhor organizar a colônia, o rei resolveu dividir o Brasil em Capitanias Hereditárias. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para os donatários, que tinham direitos e deveres. O sistema de Capitanias Hereditárias fracassou, em função da grande distância da Metrópole, da falta de recursos e dos ataques de indígenas.
Trabalho Escravo: A mão de obra escrava foi usada em todo o Período Colonial. Primeiro os nativos foram escravizados, depois os africanos, que eram trazidos por tumbeiros da África. O trafico de escravos foi muito usado nas colônias.
Invasão holandesa no Brasil: O Nordeste brasileiro foi alvo de ataques e fixação de holandeses. Sob o comando de Maurício de Nassau, permaneceram no Brasil por muito tempo, até serem expulsos. Nassau desenvolveu diversos trabalhos em Recife, modernizando a cidade.
União Ibérica: Após assumir o trono de Portugal, Felipe II, que já era rei da Espanha, resolve unir Portugal e Espanha em uma única dinastia. Esse período foi chamado de Dinastia Filipina.
Expansão territorial: Após o fim do Tratado de Tordesilhas os bandeirantes ampliaram o território brasileiro, indo a