Roteadores cisco
1° Passo - Logando e entendendo os diferentes modos
O primeiro passo e o mais óbvio é logar no roteador. Geralmente os roteadores Cisco são configurados para aceitar conexões telnet (sem nenhum usuário configurado). Depois que você conectar no telnet (se você não tiver a senha ou o telnet não estiver habilitado, aí é outra história), você vai cair no famoso "user mode", um modo sem muito acesso que é identificado pelo símbolo:
roteador>
Neste modo, as suas opções são muito restritas, pois grande parte dos comandos são feitos em modo privilegiado (privileged mode) ou em modo de configuração global (global configuration mode).
roteador>?
O modo de identificar a diferença entre os modos é pelo símbolo depois do hostname:
roteador> - user mode roteador# - privileged mode roteador(config)# - modo de configuração global
Basicamente, esses são os três principais modos (outros existem, mas são considerados sub-modos, como o de configuracao da interface de rede).
2° passo - Privileged e configuration mode
Após ter efetuado o login via telnet, você já está apto para entrar em modo privilegiado (poucos conseguem isso). Para isso, apenas digite o comando enable.
roteador>enable
Password:
roteador#
Nesse modo as opções são bem maiores e os comandos "debug", "config" e cia jã podem ser utilizados. Para voltar ao modo "disprivilegiado", apenas digite disable.
roteador#disable roteador> Para mudar para o modo de configuração, você tem que estar em modo privilegiado e então digitar config. O sistema vai lhe perguntar o tipo de configuração desejada, mas o default "terminal" é provavelmente o qual você vai usar.
roteador#config
Configuring from terminal, memory, or network [terminal]?
As outras duas opções são menos utilizadas, pois a "memory" já salva tudo diretamente na memória e a network é utilizada para salvar em um arquivo armazenado num servidor tftp. Para seguir direto para a