Rotação Física
- Rotação -
ISEP 2013/14 1ºsemestre
Rotação de corpos rígidos
Corpo rígido: corpo não deformável; as posições relativas das partículas que constituem o corpo não se alteram no tempo.
Na prática, todos os corpos são em certa medida deformáveis, mas se essa deformação for desprezável relativamente à dimensão do fenómeno em estudo, o corpo pode considerar-se rígido.
→ um elemento de massa do CR localizado em P, descreve um arco de circunferência de comprimento s e amplitude angular θ (todos os pontos do CR descrevem trajectórias circulares centradas em O).
FIEXP - Rotação - ISEP 2011/12
2
Cinemática de rotação – revisão (1)
→ deslocamento angular
→ velocidade angular média
→ vel. angular instantânea
→ aceleração angular média
→ acel. angular instantânea
Eqs. cinemáticas para M.U.V (linear vs. angular)
Nota: as posições angulares são expressas em radianos, pelo que ω se exprime em s-1 e α em s-2
FIEXP - Rotação - ISEP 2011/12
3
Cinemática de rotação – revisão (2)
→ um elemento de massa localizado em P, descreve um movimento circular com centro em O e raio r (apesar de as grandezas angulares terem os mesmos valores para todos os pontos, as grandezas lineares dependem da distância ao eixo de rotação).
FIEXP - Rotação - ISEP 2011/12
4
Momento de uma força (1)
Momento de uma força (relativamente a um ponto): é a capacidade que a força tem de produzir (ou influenciar) a rotação de um objecto. Depende da intensidade da força e da distância e orientação relativamente ao eixo de rotação
(ou pivot, no caso de esta ser em torno de um ponto).
Unidade SI: Nm
Notas: d é o braço da força; a expressão do momento pode ainda ser escrita como τ = Ftr, em que Ft é a componente da força tangencial ao movimento. FIEXP - Rotação - ISEP 2011/12
5
Momento de uma força (2)
Natureza vectorial do momento de uma força: apesar de o momento ser uma grandeza vectorial
(producto externo