conservação de energia
A grandeza física associada ao movimento de rotação de um determinado corpo em razão da ação de uma força é denominada torque, ou seja, o torque é definido como o produto da força f aplicada em relação a um determinado ponto (polo) pela distância que separa o ponto de aplicação dessa força ao ponto (polo).
Interpretaremos a expressão matemática T = F.d na qual T será positivo se a rotação ocorrer no sentido horário, pois se ocorrer no anti-horário, será negativo.
Existe uma grandeza física associada à inércia de rotação. Ela é denominada momento de inércia. Assim como um corpo massivo apresenta sua tendência de permanecer em seu estado inicial de movimento com uma velocidade constante, que inclusive pode ser zero, no caso em que o somatório das forças atuantes é nulo, também existe uma resistência à mudança no movimento rotacional. Esta resistência à mudança em sua velocidade angular é conhecida como momento de inércia do respectivo corpo.
Momento angular (também chamada quantidade de movimento angular) de um corpo é a grandeza física associada à rotação e translação desse corpo. No caso específico de um corpo rodando em torno de um eixo, acaba por relacionar sua distribuição da massa com sua velocidade angular.
Objetivo
Observar a reação do fenômeno realizado e o que ocorre com a velocidade angular.
Materiais Utilizados
1plataforma giratória
2 halteres
1 banqueta
1giroscópio de arco com punhaduras
Esquema de montagem
I. Momento: cadeira giratória
• Sente sobre o banco no centro da plataforma;
• Segure os halteres sobre o colo ou levemente afastados;
• Uma outra pessoa coloca a plataforma em rotação impulsionando-a;
• Com o corpo girando sobre a plataforma, abra os braços afastando os halteres do seu corpo;
• Em seguida feche os braços aproximando os halteres do seu corpo;
II. Momento cadeira