rotavirus, escabiose e sifilis
Além de ser veiculado diretamente através de alimentos, o Rotavírus tem-se mostrado viável em superfícies inanimadas, como metais, vidrose plásticos por mais de 10 dias em temperatura ambiente. Os microrganismos representam uma ameaça à segurança dos alimentos, podendo ser causadores de doenças de origem alimentar. Entre estes, existem vírus responsáveis por várias dessas enfermidades, tais como o vírus da Hepatite A, o vírus de Norwalk e o Rotavírus. Os sintomas de infecção causada por Rotavírus caracterizam-se por gastroenterite, com vômito e diarreia, dor abdominal, podendo ocorrer febre branda. Em geral, seu período de incubação é de 1 a 3 dias podendo os sintomas perdurar por 4 a 8 dias.
A escabiose, popularmente conhecida como sarna humana, é uma doença de pele contagiosa, que tem como agente etiológico um ácaro da espécie Sarcoptes scabiei.
A transmissão desse parasita ocorre por meio do contato direto entre os indivíduos e pelo compartilhamento de vestimentas. Esta infecção é comum entre os humanos e não está relacionado à falta de higiene, embora seja mais comum em ambientes de elevada aglomeração e pouco higiênicos.
Este ácaro alimenta-se de queratina, a proteína que compõe a camada externa da pele. Por conseguinte ao acasalamento, a fêmea deposita os ovos (em média seis por fêmea), que eclodem após duas semanas.
Entre duas a seis semanas de ocorrido o contato com algum indivíduo contaminado ou com objetos pessoais do mesmo, surgem às manifestações clínicas. Como este ácaro perfura a pele do seu hospedeiro, isso causa lesões de pele (erupções), acompanhadas de intenso prurido, sendo este presente especialmente durante a noite.
As lesões apresentam-se como pequeno trajeto linear da cor da pele ou um pouco avermelhado, sendo que estas normalmente