Microbiologia
Profª Drª Enfª Caroline Sanches
Microbiologia e Parasitologia
1. INTRODUÇÃO A MICROBIOLOGIA
O termo microbiologia significa o estudo dos organismos extremamente pequenos cujas dimensões estão abaixo do poder de resolução do olho humano. O objeto de estudo da microbiologia são os microrganismos, mais comumente denominados micróbios.
2. Terminologia
Infecção: entrada e multiplicação de Agente Infeccioso no organismo, causando danos, com ou sem sintomas.
Virulência: severidade das lesões causadas pelo agente infeccioso. Capacidade do agente infeccioso de produzir doenças de maior ou menor gravidade.
Patogenia: mecanismo pelo qual o agente infeccioso causa lesões no organismo.
Agente etiológico: é o causador de infecção, pode ser microrganismo ou parasita, também conhecido como patógeno, agente infeccioso e bioagente, etc.
Reservatório: homem, animais, plantas, solo onde vive e se multiplica o agente infeccioso, sendo possível a transmissão para outros hospedeiros.
Ciclo biológico: ciclo de vida do causador de doenças.
Período de Incubação: tempo entre a entrada do agente etiológico no organismo e o aparecimento de sinais ou sintomas.
Matéria orgânica: secreções, excreções e exsudatos (pus), como sangue, fezes, urina.
Contaminação: presença do agente infeccioso na superfície de moveis, corpo, roupa, utensílios, objetos, alimentos, na água e nos alimentos, etc.
Doença infectocontagiosa: doença infecciosa cujo agente etiológico atinge os indivíduos sadios pelo contato direto destes com o individuo infectado.
Toxina: substância tóxica produzida por bactéria, fungo e parasitas que causam danos ao organismo.
Endemia: doença cuja Incidência permanece constante, dando uma idéia de equilíbrio entre doença e a população. Numero esperado de casos de uma