rota Atacama
Carrera Solar Atacama é a primeira corrida de carros solares na America Latina. É realizada no deserto do Atacama, o deserto mais árido do mundo, que conta com o maior nível de irradiação solar e geografia esplendida . A corrida convoca times do mundo inteiro para gerar inovação e pesquisa em tecnologias fotovoltaicas, enquanto contribui para a mobilidade elétrica e o surgimento de empresários conscientes sobre a importância das fontes de energia renovável guiando a sociedade rumo a sustentabilidade.
O evento apresenta grandes desafios tanto técnicos quanto logísticos para os participantes, onde trabalho em equipe, disciplina e perseverança são valores que serão postos a prova nessa experiência. Ela procura produzir um ambiente de colaboração e conexões entre os estudantes e os profissionais que compartilham interesse em diferentes tópicos que se dirigem ao desenvolvimento do transporte sustentável.
A competição é organizada por NGO La Ruta Solar, uma organização sem fins lucrativos que procura encorajar o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável através de iniciativas que estimulam o empreendedorismo onde energias renováveis e o cuidado com o meio ambiente são pilares fundamentais.
Classes
1.Desafio Solar Atacama
Veículos envolvidos nessa classe são movidos exclusivamente por energia solar e são equipados com componentes de alta tecnologia. Tipicamente apresentam design muito aerodinâmico, os times que entrarem nessa classe visam levar a eficiência de seus veículos elétricos a níveis nunca vistos antes. Eles são divididos em duas sub-classes:
1.1 Clássica:
Veiculo elétrico de três rodas para um ocupante cuja estratégia visa reduzir as perdas da eficiência mecânica ao mínimo. Tem usualmente um perfil de asa em sua estrutura e interior ajustado.
1.2 Evolution:
Veiculo elétrico com quatro rodas para um ocupante com design baseado na eficiência, mas incluindo alguns recursos que visam atingir uma abordagem próxima ao veiculo