CHILE
A energia é outro problema no Chile, que produz apenas 4.000 dos 228.000 barris de petróleo que consome diariamente. O gás consumido no país é quase todo importado da Argentina e a energia elétrica, produzida por hidrelétricas (54%) e termoelétricas (46%) está operando no limite.
ECONOMIA
A economia chilena (cuja moeda é o peso) é conhecida internacionalmente como uma das mais sólidas do continente. Durante o período militar (1973-1990), foi adotado o modelo neoliberal, que foi mantido pelos governos posteriores. Graças a uma sólida base institucional e a uma forte coesão parlamentar voltadas para a política econômica, o Chile manteve, durante a década de 90, um crescimento anual de 7% e, de 2000 a 2007, uma taxa de crescimento de 5%.
Apesar de ter um pouco mais de 16 milhões de habitantes, em 2007, a economia do Chile foi a quinta maior da América Latina, se PIB chegou aos 175 bilhões de dólares e sua renda per capita foi de 9.870 dólares (o maior da América Latina). Ainda em 2007, O PIB cresceu 5,1%, a inflação foi de 7,8% e o desemprego foi de 7,8%.
A Bandeira do Chile apresenta duas listas horizontais iguais de branco (topo) e vermelho, com um quadrado azul com a mesma altura da lista branca no cantão, contendo uma estrela branca de cinco pontas, no centro.
O protocolo determina que a bandeira pode ser pendurada horizontal ou verticalmente, mas que a estrela deve ficar sempre colocada no canto superior esquerdo.
As cores da bandeira têm significados:
VERMELHO
O Vermelho representa o sangue dos patriotas que lutaram pela independência.
BRANCO
O Branco representa a neve dos